domingo, 17 de fevereiro de 2008

Across the universe

Ok! Ok! Assisti o tal filme e, sinceramente, antes de vê-lo não fazia a mínima idéia de como seria e também que ele me motivaria uma postagem. Destarte, nem sei se devo ou como fazê-lo, mas gostaria de me desculpar à pessoa que me indicou o filme: não me leve a mal, amo você demais da conta e você sabe disso! Continuas sendo minha paranóica preferida! [falando nisso, nada de surto com relação à minha opinião, please!]
Vamos a la película: De maneira geral achei uma porcaria! Blasfêmia seria a palavra correta. Qualquer coisa de High School Musical auto-intitulado de "ao mesmo tempo ousado, divertido e incrivelmente dramático". Incrivelmente dramático?? Pra cima de moi?? Não, não!! Poupe-me!! Água-com-pouco-açúcar do início ao fim com uma pequena tentativa de viagem lisérgica no meio [tá legal, até gostei de 'Being for the benefit of Mr. Kite!', mas Bono Vox pagando de Dr. Robert forçou a barra hein.. Só por estar com um pezinho ali na ONU e o filme ter como trama o contexto da guerra do Vietnã?? Será?? Particularmente eu escolheria alguém como Eddie Vedder, mas como o clima é High School Musical deixa o Bono mesmo..].
Bom, a trilha sonora é fraquinha - estranho dizer isso sendo só Beatles, porém, esse é o motivo de eu chamar de blasfêmia -, o Tuchê o e Dimi fizeram melhor - e certamente foram menos aclamados que esse filme. Joe Cocker em 'Come together' foi legal, assim como o riff à la Purple em 'Why don't we do it in the road', a guitarra de 'While my guitar genty weeps' e Carol Woods [que canta 'Let it be', ela foi legal, a música não]; de resto, latrina!
Troféu descarga também pros "clichês bastante óbvios" [redundante dizer isso, né?]: aquelas tiradinhas 'when I'm sixty-four', 'she came in through the bathroom window' e Maxwell "consertando" o ventilador à marteladas doeu.. Desnecessário!
Personagens: concordo que a Sadie seja sexy, mas dar uma de Joplin e roof top concert foi de cagar; Jojo tem mesmo pinta de guitarrista embora esteja mais pra Lenny Kravitz que Hendrix; Prudence é dear e nem toda prudente; Lucy e Jude são bonitinhos, total estereótipos; Max, se dublar e se esforçar, pode encarnar Kurt Cobain em alguma vídeo-biografia.
Não gostei do roteiro e também não vou me estender muito pra falar dele. Cabe perfeitamente Beatles, guerra e contracultura tudo junto. Não que a trama tenha sido mal amarrada, só ficou beeeeem razoável [isso pra não utilizar novamente meu 'rasoável'].
O que deu pra curtir foram alguns takes como o da praia com o farol, uma cena de Jude atravessando a rua [rsrsrsrs], aquela parte do final com um naviozão, a referência à Magritte em 'Dear prudence', e eu gostei muito dos morangos fincados e sangrando. Ah!, esbocei um sorriso na hora em que eles chegam no quarto e vão até a janela apreciar a vista.
Não quero engessar aqui minha idéia sobre musicais só que depois desta exibição concluo [não pela primeira vez] que não gosto do gênero.

Um comentário:

ßøRðe® disse...

É.. E tem a Salma Hayek de enfermeira tbm..