terça-feira, 1 de abril de 2008

Os novos pecados capitais


Tava querendo falar sobre essa lista que saiu de novos pecados e fui fazer uma pesquisa. Achei esse texto muito bom e o reproduzo na íntegra, faço minhas as palavras de Rodolfo Castrezana:

Um dia desses o pessoal tava lá no Vaticano, sacumé, nada pra fazer. Juntaram alguns cardeais, uns bispos e a Guarda Suíça e decidiram fazer um brainstorm: "Vamos modernizar a igreja católica, pô! Estamos no século XXI, tá na hora da gente ficar em dia com essas modernidades." E lá foram eles.

O que vamos mudar? Milagres? A roupa dos padres? E se padre pudesse casar? Ei, nem pense nisso. Humm, já sei, vamos criar novos sete pecados capitais! É! E a gente cria novos sete virtudes, também, para acompanhar! Ah, pára com isso, só os pecados dão ibope. O pessoal nem sabe que existe essa coisa de sete virtudes… Tá bom, por onde a gente começa?

Preguiça. Hoje em dia as pessoas chamam a preguiça de "ócio criativo", perdeu a força como pecado. No lugar dela vamos colocar "usar drogas." Assim não muda o status de pecadores daqueles maconheiros que passam o dia inteiro chapados sem fazer porra nenhuma. Ok.

E a gula? Ah, gula a gente troca por "ficar muito rico". Assim gente que tem muito dinheiro também gasta muito dinheiro com comida e não perde o status de pecador. Fechado.

Vaidade. Hum, xovê. Já sei! "Injustiça social"! Tudo a ver, quem é vaidoso não se preocupa com as outras pessoas. - "Meio nada a ver", soltou um guarda suíço. Silêncio.

Soberba! Soberba! Essa é boa. Vamos ver, o que combina com soberba? "Manipulação genética"! Neguinho que gosta de brincar de Deus. Mó pecado! Êêêêê (coro).

Luxúria. Essa é fácil! "Causar pobreza". Gente que gosta de luxo causa pobreza. Isso! Nesse momento um cardeal dá uma olhadinha e um sorrizinho para uma beata que passava e perde a oportunidade de corrigir a besteira que um deles disse.

Falta o quê? Não me lembro mais de nenhum outro pecado. Gula já foi, né? Um monge franciscano que passava pelo recinto solta: avareza, gente! "Ah ééé (coro)!" Para a avareza a gente coloca "poluição ambiental". Gente que gasta muito joga fora muito lixo. O monge franciscano coça a cabeça, finge que não ouviu aquilo e vai embora.

Vamos contar, avareza, luxúria, soberba, vaidade, gula e… qual era mesmo… ah, preguiça. Seis. Falta um. Alguém lembra qual é? Ira, Sussura um coroinha, até agora quietinho no canto da sala. - Ira! Grita um cardeal, tomando para si a lembrança. Ira. O que combina com "ira"? Não sei, mas a gente precisa de algo bem moderno para terminar essa lista. Tipo o quê? "Experiências que violam a dignidade humana" é uma boa, comenta um bispo que acabou de ler "Il pendolo di Foucault" mas não contou pra ninguém. Em coro: - Boa!

A única coisa que eu não curti muito foram os nomes compridos, os antigos eram mais simples e fáceis de lembrar, esse novos parecem que precisam ter nomes grandes para ficar mais fácil entendê-los. Ah, tá valendo, vamos fechar essa listinha e mandar pro Papa dar uma rubricada e pronto.

Eis que o coroinha, ainda praticamente imperceptível, lá no fundo, comenta "Ou, e pedofilia, não entra?" Silêncio.


Um comentário:

Anônimo disse...

Rá! Boa.