Tá legal, acaba de ser lançado um "projeto inovador", a Escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro. Todo mundo mora junto na escola e a idéia é que os alunos tenham o corpo docente à sua inteira disposição em tempo integral. Duas coisas me saltam à mente quando vejo isso, a primeira delas é justamente a questão levantada por meu amigo Guilherme: "Por que essa concepção de que para o aluno ser bem educado tem de permanecer em contato com o estudo e professor o tempo todo?" A segunda é o Panóptico de Bentham, citado por Foucault. Claro, existem diferenças entre os dois projetos - penso até um ser o avesso do outro em alguns pontos: o Panóptico aparece como um depósito de loucos, leprosos, operários e alunos atrasados (a Contracidade); não acredito que a seleção da Escola Sesc tenha sido feita de baixo pra cima (a Sociedade Perfeita). Mais um contraponto é o econômico: o Panóptico visa 'mais-produção' com menor gasto, enquanto o Sesc gastou 94 milhões em 176 estudantes. Tirando isso, enfatizo a exclusão social e a alienação decorrente da mesma. Assistam ao vídeo e confiram o que diz o professor, ele está mais perdido que os alunos. E a convicção da diretora? Se isso "é o que tem que ser feito" acho mesmo que vou mandar pra eles meu histórico escolar, não posso ficar fora dessa!!
“...o Panóptico pode ser utilizado como máquina de fazer experiências, modificar o comportamento, treinar ou retreinar os indivíduos. [...] Tentar experiências pedagógicas [...]; poder-se-ia verificar se, como pensa Helvetius, qualquer pessoa pode aprender qualquer coisa; poder-se-ia acompanhar ‘a genealogia de qualquer idéia observável’; criar diversas crianças em diversos sistemas de pensamento, fazer alguns acreditarem que dois e dois não são quatro e que a lua é um queijo, depois juntá-los todos quando tivessem vinte ou vinte e cinco anos; haveria então discussões que valeriam bem os sermões ou as conferências para as quais se gasta tanto dinheiro [...]. O Panóptico é um local privilegiado para tornar possível a experiência com homens, e para analisar com toda certeza as transformações que se pode obter neles” (FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Petrópolis: Ed. Vozes, 1987, p.168-169).
Espero estar totalmente equivocado com relação a essa iniciativa do Sesc!
Acabou seu tempo!
“...o Panóptico pode ser utilizado como máquina de fazer experiências, modificar o comportamento, treinar ou retreinar os indivíduos. [...] Tentar experiências pedagógicas [...]; poder-se-ia verificar se, como pensa Helvetius, qualquer pessoa pode aprender qualquer coisa; poder-se-ia acompanhar ‘a genealogia de qualquer idéia observável’; criar diversas crianças em diversos sistemas de pensamento, fazer alguns acreditarem que dois e dois não são quatro e que a lua é um queijo, depois juntá-los todos quando tivessem vinte ou vinte e cinco anos; haveria então discussões que valeriam bem os sermões ou as conferências para as quais se gasta tanto dinheiro [...]. O Panóptico é um local privilegiado para tornar possível a experiência com homens, e para analisar com toda certeza as transformações que se pode obter neles” (FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Petrópolis: Ed. Vozes, 1987, p.168-169).
Espero estar totalmente equivocado com relação a essa iniciativa do Sesc!
Acabou seu tempo!
Um comentário:
hehe amigo, tenho que confessar que seu texto novamente foi muito bom e obrigado por ter me citado....
confesso que no texto que fiz nem de longe pensei no vigiar e punir do foucault, me preocupei em fazer uma análise muito mais superficial, tentando levar pelo lado da chacota mesmo, que acho que é o que deve ser feito com notícias como essas e com a crença de pessoas que acreditam em melhoar seus filhos enfiando-os em gaiolas...
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